SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue63Pedagogy students' perceptions when acting as interns with disabled childrenThe notion of language in the Brazilian Common National Curriculum Base of High School: dialogues with Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GHIGGI, Gioconda  and  COUTINHO, Angela Scalabrin. Revisão de literatura: crianças migrantes e refugiadas nas pesquisas em Educação Infantil (1988-2021). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-28781.  Epub Feb 22, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28781.

O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre migração e refúgio na Educação Infantil brasileira, publicadas entre 1988 e 2021. Como referencial teórico, nos valemos dos estudos sobre a atual migração brasileira e os estudos da Sociologia da Infância. Como percurso metodológico, realizamos a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), na qual foram localizadas 32 produções que evidenciaram cinco temáticas recorrentes: as famílias e as crianças; a língua materna e de acolhida; os(as) profissionais de educação; instituições educacionais; e o direito à educação e as políticas educacionais. Como resultados, apontamos que nos últimos quatro anos (2018-2021) houve um crescimento de pesquisas envolvendo a Educação Infantil e o tema da migração e do refúgio, que evidenciaram situações de racismo e falta de políticas públicas que considerem a criança migrante e refugiada. O conjunto de achados indica a necessidade de mais pesquisas que pautem a Educação Infantil e as crianças de 0 a 5 anos, migrantes e refugiadas.

Keywords : Crianças; Educação infantil; Migração; Refúgio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )