SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número63Percepciones de los estudiantes de Pedagogía cuando actúan como aprendices con niños con discapacidadLa noción de lenguaje en la Base Nacional Común del Currículo de la Escuela Secundaria: diálogos con la Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GHIGGI, Gioconda  y  COUTINHO, Angela Scalabrin. Revisão de literatura: crianças migrantes e refugiadas nas pesquisas em Educação Infantil (1988-2021). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-28781.  Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28781.

O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre migração e refúgio na Educação Infantil brasileira, publicadas entre 1988 e 2021. Como referencial teórico, nos valemos dos estudos sobre a atual migração brasileira e os estudos da Sociologia da Infância. Como percurso metodológico, realizamos a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), na qual foram localizadas 32 produções que evidenciaram cinco temáticas recorrentes: as famílias e as crianças; a língua materna e de acolhida; os(as) profissionais de educação; instituições educacionais; e o direito à educação e as políticas educacionais. Como resultados, apontamos que nos últimos quatro anos (2018-2021) houve um crescimento de pesquisas envolvendo a Educação Infantil e o tema da migração e do refúgio, que evidenciaram situações de racismo e falta de políticas públicas que considerem a criança migrante e refugiada. O conjunto de achados indica a necessidade de mais pesquisas que pautem a Educação Infantil e as crianças de 0 a 5 anos, migrantes e refugiadas.

Palabras clave : Crianças; Educação infantil; Migração; Refúgio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )