SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue64The Others at school and the school of the Others: contestations of the education coloniality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CHARLOT, Bernard; ZANETTE, Carla Roberta Sasset  and  STECANELA, Nilda. A relação do docente com o saber e com o ensinar. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-29415.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id29415.

Este estudo filia-se ao campo de investigação sobre a noção da relação com o saber, desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa. As problematizações têm como foco compreender os sentidos atribuídos pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica ao processo de ensinar, evocando seus desejos, medos, percepções. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando um instrumento com questões abertas. A partir dessas, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Desse processo, surgiram duas categorias: a) o professor e a paixão de ensinar e de aprender; b) ensinar Língua Portuguesa: a arte de modelar as palavras. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciam que compreender a relação do docente com o ensinar pressupõe entender a relação com o saber, em suas diferentes dimensões.

Keywords : Docente; Aprendizagem; Relação com o saber; Relação com o ensinar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )