SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Los Otros de la escuela y la escuela de los Otros: contestaciones a la colonialidad de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CHARLOT, Bernard; ZANETTE, Carla Roberta Sasset  y  STECANELA, Nilda. A relação do docente com o saber e com o ensinar. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-29415.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id29415.

Este estudo filia-se ao campo de investigação sobre a noção da relação com o saber, desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa. As problematizações têm como foco compreender os sentidos atribuídos pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica ao processo de ensinar, evocando seus desejos, medos, percepções. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando um instrumento com questões abertas. A partir dessas, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Desse processo, surgiram duas categorias: a) o professor e a paixão de ensinar e de aprender; b) ensinar Língua Portuguesa: a arte de modelar as palavras. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciam que compreender a relação do docente com o ensinar pressupõe entender a relação com o saber, em suas diferentes dimensões.

Palabras clave : Docente; Aprendizagem; Relação com o saber; Relação com o ensinar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )