SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64La relación de un profesor con sabre y enseñanzaEtnografía, el menos adultos y la triangulación en investigación con niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RAMALHO, Bárbara  y  LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Os Outros na escola e a escola dos Outros: contestações à colonialidade da educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28737.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28737.

A partir da análise dos dados de pesquisa recentemente concluída e em diálogo com a imprescindível obra Torto Arado de Itamar Vieira Júnior (2019), pretendemos neste texto analisar as contestações ou fissuras à colonialidade da educação provocadas pelas resistentes e insurgentes presenças dos sujeitos feitos Outros no contexto escolar. Trata-se de uma reflexão subsidiada pelas perspectivas anticoloniais que nos possibilitam denunciar o histórico e contemporâneo alinhamento entre educação formal e projeto colonial, mas também anunciar a necessidade e a viabilidade da descolonização da escola. Sob essa perspectiva, no presente texto, os depoimentos dos sujeitos da pesquisa – que, em alguma medida, se encontram com a experiência escolar de uma das protagonistas de Torto Arado (VIEIRA JÚNIOR, 2019), Belonísia – nos levam a concluir que, sob uma perspectiva emancipatória, faz-se imperativo e urgente que a educação escolar se descolonize e, assim, se transforme a partir do reconhecimento dos sujeitos feitos Outros, de seus saberes e culturas.

Palabras clave : Educação anticolonial; Descolonização da escola; Teorias anticoloniais; Educação escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )