SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue64The Others at school and the school of the Others: contestations of the education colonialityPedagogical and technological mediation: concepts and reflections on teaching in digital culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CAMARGO, Gisele Brandelero  and  GARANHANI, Marynelma Camargo. A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28542.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28542.

O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância, admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos e partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para este contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem às especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.

Keywords : Pesquisa com crianças; Etnografia; Menos-adulto; Triangulação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )