SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Los Otros de la escuela y la escuela de los Otros: contestaciones a la colonialidad de la educaciónMediación pedagógica y tecnológica: conceptos y reflexiones sobre la enseñanza en la cultura digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAMARGO, Gisele Brandelero  y  GARANHANI, Marynelma Camargo. A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28542.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28542.

O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância, admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos e partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para este contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem às especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.

Palabras clave : Pesquisa com crianças; Etnografia; Menos-adulto; Triangulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )