SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Os Outros na escola e a escola dos Outros: contestações à colonialidade da educaçãoMediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAMARGO, Gisele Brandelero  e  GARANHANI, Marynelma Camargo. A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28542.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28542.

O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância, admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos e partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para este contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem às especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.

Palavras-chave : Pesquisa com crianças; Etnografia; Menos-adulto; Triangulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )