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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
CAMARGO, Gisele Brandelero e GARANHANI, Marynelma Camargo. A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28542. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28542.
O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância, admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos e partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para este contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem às especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.
Palavras-chave : Pesquisa com crianças; Etnografia; Menos-adulto; Triangulação.