SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Motivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileirosMovimentando pensamentos e criações no experienciar docências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SELBACH, Paula Trindade da Silva  e  LUCE, Maria Beatriz. As políticas de desenvolvimento profissional para o docente universitário: o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-29406.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id29406.

Este estudo objetiva compreender o processo de institucionalização das políticas de desenvolvimento profissional para o docente em cinco universidades públicas do sul do Brasil, a partir dos conceitos de espaço e lugar. Mapeamos, nos portais das universidades, os espaços que se ocupam da tarefa de fomentar a formação de seus próprios docentes e realizamos entrevistas com oito gestores. Na estrutura organizacional das universidades, essas políticas são realizadas pelas pró-reitorias que tratam das questões do ensino e/ou da graduação, perspectiva que foi reforçada nas entrevistas. Apenas uma instituição não tem esse espaço bem definido e reforçado em documentos institucionais. As outras já se encontram mais avançadas nesse processo constituindo-se em lugar da formação do docente. Apontamos que as ações de formação docente não devem ficar restritas apenas a uma pró-reitoria, pois a pedagogia universitária requer a ampla articulação das funções universitárias.

Palavras-chave : Política universitária; Pró-reitorias; Pedagogia universitária; Desenvolvimento profissional docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )