SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue64Professional policies development of university professors: their space and place in federal universities in southern BrazilReflections on Environmental Education in the gallery space of the natural history museum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ESTEVINHO, Lucia de Fatima Dinelli  and  AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28977.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28977.

O texto apresenta uma pesquisa teoricamente envolvida com a Filosofia da Diferença com o intuito de analisar os processos criativos no experienciar docências em dois cursos de formação de professores. Os efeitos expressivos são uma cartografia entre as disciplinas: Escola e Cultura (Unicamp) e Biologia e Cultura (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A cartografia como metodologia de pesquisa proporcionou o pensar como rizoma, intervalar entre, em conexão e não em hierarquias. O entre nunca é o decalque, é sempre a criação, a abertura. Entendemos que, no exercício da docência, colocar o pensamento em movimento é um desafio, um exercício em que, além da palavra escrita, as imagens têm um papel fundamental. Também nos ancoramos na metodologia da pesquisa-criação, modo de fazer pesquisa que é corporalmente experimental. Os achados mostraram que o ato criativo aconteceu por caminhos que envolveram a proposição-provocação a partir de materiais advindos de distintas artes, que proporcionaram aprendizagens diferenciadas.

Keywords : Pesquisa-criação; Cartografia; Disciplinas; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )