SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Las políticas de desarrollo profesional del profesor universitario: el espacio y el lugar que ocupan en las universidades federales del sur de BrasilReflexiones sobre la Educación Ambiental en el espacio expositivo del museo de historia natural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ESTEVINHO, Lucia de Fatima Dinelli  y  AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28977.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28977.

O texto apresenta uma pesquisa teoricamente envolvida com a Filosofia da Diferença com o intuito de analisar os processos criativos no experienciar docências em dois cursos de formação de professores. Os efeitos expressivos são uma cartografia entre as disciplinas: Escola e Cultura (Unicamp) e Biologia e Cultura (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A cartografia como metodologia de pesquisa proporcionou o pensar como rizoma, intervalar entre, em conexão e não em hierarquias. O entre nunca é o decalque, é sempre a criação, a abertura. Entendemos que, no exercício da docência, colocar o pensamento em movimento é um desafio, um exercício em que, além da palavra escrita, as imagens têm um papel fundamental. Também nos ancoramos na metodologia da pesquisa-criação, modo de fazer pesquisa que é corporalmente experimental. Os achados mostraram que o ato criativo aconteceu por caminhos que envolveram a proposição-provocação a partir de materiais advindos de distintas artes, que proporcionaram aprendizagens diferenciadas.

Palabras clave : Pesquisa-criação; Cartografia; Disciplinas; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )