SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64As políticas de desenvolvimento profissional para o docente universitário: o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do BrasilReflexões sobre a Educação Ambiental no espaço expositivo do museu de história natural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ESTEVINHO, Lucia de Fatima Dinelli  e  AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28977.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28977.

O texto apresenta uma pesquisa teoricamente envolvida com a Filosofia da Diferença com o intuito de analisar os processos criativos no experienciar docências em dois cursos de formação de professores. Os efeitos expressivos são uma cartografia entre as disciplinas: Escola e Cultura (Unicamp) e Biologia e Cultura (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A cartografia como metodologia de pesquisa proporcionou o pensar como rizoma, intervalar entre, em conexão e não em hierarquias. O entre nunca é o decalque, é sempre a criação, a abertura. Entendemos que, no exercício da docência, colocar o pensamento em movimento é um desafio, um exercício em que, além da palavra escrita, as imagens têm um papel fundamental. Também nos ancoramos na metodologia da pesquisa-criação, modo de fazer pesquisa que é corporalmente experimental. Os achados mostraram que o ato criativo aconteceu por caminhos que envolveram a proposição-provocação a partir de materiais advindos de distintas artes, que proporcionaram aprendizagens diferenciadas.

Palavras-chave : Pesquisa-criação; Cartografia; Disciplinas; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )