SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue65About custom, the invented traditions and women's education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CAVALARI-LOTTI, Ana Luisa Feiteiro  and  SARTI, Flavia Medeiros. O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-28790.  Epub Feb 24, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id28790.

O presente artigo discute a interação entre professores e alunos/estudantes, que se delineia mediante o jogo pedagógico. Novas compreensões conferem centralidade à interação que, na sala de aula, passa a ser alvo das investigações educacionais. A proposta é explorada com base em um recorte de uma pesquisa de doutorado, que buscou identificar e caracterizar os elementos constitutivos desse jogo, a saber: os papéis, as regras, as máscaras e o cenário/ foco. Os dados da investigação foram reunidos por meio de entrevistas realizadas com duas professoras, que atuam na educação básica. No que tange à fundamentação teórica, o trabalho ancora-se em uma concepção multidisciplinar da interação, principalmente das áreas da Educação e da Linguística. Quanto ao jogo, o concebemos a partir de referenciais da Filosofia, da Sociologia e da História. Objetiva-se, dessa forma, compreender melhor a interação na ação e na formação docente e, particularmente, no ensino, atividade fim da docência.

Keywords : Jogo pedagógico; Interação; Ensino; Trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )