SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65Sobre costumbres, tradiciones inventadas y escolarización de la mujer en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAVALARI-LOTTI, Ana Luisa Feiteiro  y  SARTI, Flavia Medeiros. O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-28790.  Epub 24-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id28790.

O presente artigo discute a interação entre professores e alunos/estudantes, que se delineia mediante o jogo pedagógico. Novas compreensões conferem centralidade à interação que, na sala de aula, passa a ser alvo das investigações educacionais. A proposta é explorada com base em um recorte de uma pesquisa de doutorado, que buscou identificar e caracterizar os elementos constitutivos desse jogo, a saber: os papéis, as regras, as máscaras e o cenário/ foco. Os dados da investigação foram reunidos por meio de entrevistas realizadas com duas professoras, que atuam na educação básica. No que tange à fundamentação teórica, o trabalho ancora-se em uma concepção multidisciplinar da interação, principalmente das áreas da Educação e da Linguística. Quanto ao jogo, o concebemos a partir de referenciais da Filosofia, da Sociologia e da História. Objetiva-se, dessa forma, compreender melhor a interação na ação e na formação docente e, particularmente, no ensino, atividade fim da docência.

Palabras clave : Jogo pedagógico; Interação; Ensino; Trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )