SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65Sobre o costume, as tradições inventadas e a escolarização das mulheres no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAVALARI-LOTTI, Ana Luisa Feiteiro  e  SARTI, Flavia Medeiros. O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-28790.  Epub 24-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id28790.

O presente artigo discute a interação entre professores e alunos/estudantes, que se delineia mediante o jogo pedagógico. Novas compreensões conferem centralidade à interação que, na sala de aula, passa a ser alvo das investigações educacionais. A proposta é explorada com base em um recorte de uma pesquisa de doutorado, que buscou identificar e caracterizar os elementos constitutivos desse jogo, a saber: os papéis, as regras, as máscaras e o cenário/ foco. Os dados da investigação foram reunidos por meio de entrevistas realizadas com duas professoras, que atuam na educação básica. No que tange à fundamentação teórica, o trabalho ancora-se em uma concepção multidisciplinar da interação, principalmente das áreas da Educação e da Linguística. Quanto ao jogo, o concebemos a partir de referenciais da Filosofia, da Sociologia e da História. Objetiva-se, dessa forma, compreender melhor a interação na ação e na formação docente e, particularmente, no ensino, atividade fim da docência.

Palavras-chave : Jogo pedagógico; Interação; Ensino; Trabalho docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )