SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue65About custom, the invented traditions and women's education in BrazilDistance education and learning in brazilian and portuguese higher education in pandemic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra  and  CAMARA, Sheila Gonçalves. As Intenções de abandonar o curso universitário: um estudo de predição e mediação. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-29277.  Epub Feb 24, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id29277.

A intenção de abandono do curso universitário pode ser considerada uma fase diferenciada e reconhecível que pode ser diagnosticada antes da efetiva decisão de evasão. O estudo possui como objetivos identificar as variáveis preditoras para a intenção de abandono do curso e da avaliação do papel mediador da satisfação com o curso entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandonar o curso. Participaram da investigação 1.169 estudantes universitários que responderam a um instrumento de pesquisa que continha itens como satisfação com o curso, intenção de abandono do curso, escala de avaliação da Síndrome de Burnout, escala de estresse percebido e um questionário sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e estressores acadêmicos. As variáveis preditoras foram a Síndrome de Burnout, a menor satisfação com o curso e o estressor muitas disciplinas para cursar. A satisfação com o curso desempenhou papel mediador entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandono do curso.

Keywords : Intenção de abandono; Satisfação com o curso; Síndrome de burnout; Estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )