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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra  y  CAMARA, Sheila Gonçalves. As Intenções de abandonar o curso universitário: um estudo de predição e mediação. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-29277.  Epub 24-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id29277.

A intenção de abandono do curso universitário pode ser considerada uma fase diferenciada e reconhecível que pode ser diagnosticada antes da efetiva decisão de evasão. O estudo possui como objetivos identificar as variáveis preditoras para a intenção de abandono do curso e da avaliação do papel mediador da satisfação com o curso entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandonar o curso. Participaram da investigação 1.169 estudantes universitários que responderam a um instrumento de pesquisa que continha itens como satisfação com o curso, intenção de abandono do curso, escala de avaliação da Síndrome de Burnout, escala de estresse percebido e um questionário sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e estressores acadêmicos. As variáveis preditoras foram a Síndrome de Burnout, a menor satisfação com o curso e o estressor muitas disciplinas para cursar. A satisfação com o curso desempenhou papel mediador entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandono do curso.

Palabras clave : Intenção de abandono; Satisfação com o curso; Síndrome de burnout; Estudantes universitários.

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