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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GOMES, Rosa Maria da Silva; PEREIRA, Graziela Raupp  y  CARVALHO, Gabriela Maria Dutra de. A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemia. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-30363.  Epub 24-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v60n65id30363.

Durante a pandemia, causada pela COVID-19, as universidades ajustaram o sistema de ensino e aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial (ERE). Nesta Investigação procurou-se conhecer a perceção dos estudantes do Ensino Superior (ES) sobre a qualidade do ambiente psicossocial da aprendizagem. Participaram 175 estudantes do ES português (54%) e brasileiro (46%), com uma média de idades de 30 anos. Foi aplicado o Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Educação a Distância – DELES-PT, com 34 itens. A amostra foi recolhida entre maio e junho de 2020, em ambos os países. Para análise dos dados utilizamos o programa estatístico SPSS, versão 24. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, entre os países e algumas das dimensões do DELES-PT, como a “Aprendizagem pelo Real” e o “Suporte Docente” e são os estudantes brasileiros que mais valorizam as aprendizagens significativas. São referidas, ainda, algumas implicações para a prática docente relativamente aos contextos de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Educação a distância; Inovação pedagógica; Ambiente de aprendizagem; Ensino remoto emergencial.

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