SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65Educación y aprendizaje a distancia en la enseñanza superior brasileña y portuguesa en tiempos de pandemiaAgarrando un “lombriz-castaña” – naturaleza-culturas en un contexto de educación infantil en el bosque índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Tamara Costa da  y  GUIZZO, Bianca Salazar. Infância e consumo no YouTube. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-28934.  Epub 24-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id28934.

Este artigo tem como objetivo analisar como o conteúdo do canal do YouTube Luccas Neto, Luccas Toon, contribui para a propagação de representações de infâncias consumidoras. Para tanto, foram selecionados 15 vídeos postados no referido canal. As análises foram desenvolvidas tomando como referencial teórico os estudos culturais em Educação, de viés pós-estruturalista. No intuito de desenvolver uma análise cultural, a partir da assistência aos vídeos, foram destacadas imagens e transcrições de falas do youtuber consideradas recorrentes e de maior relevância. Neste artigo, discute-se a categoria “gestão de si como uma marca”. Os resultados apontaram que o canal coloca em circulação a representação de uma infância consumista que busca incessantemente por novidades no mercado. Isso que implica na apresentação de diversos produtos e na grande identificação das crianças com um indivíduo adulto que forja uma identidade infantil e reforça gostos e preferências dos fãs mirins.

Palabras clave : Infância; YouTube; Representação; Identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )