SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemiaAgarrando uma “minhocastanha” – nature-zas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Tamara Costa da  e  GUIZZO, Bianca Salazar. Infância e consumo no YouTube. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-28934.  Epub 24-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id28934.

Este artigo tem como objetivo analisar como o conteúdo do canal do YouTube Luccas Neto, Luccas Toon, contribui para a propagação de representações de infâncias consumidoras. Para tanto, foram selecionados 15 vídeos postados no referido canal. As análises foram desenvolvidas tomando como referencial teórico os estudos culturais em Educação, de viés pós-estruturalista. No intuito de desenvolver uma análise cultural, a partir da assistência aos vídeos, foram destacadas imagens e transcrições de falas do youtuber consideradas recorrentes e de maior relevância. Neste artigo, discute-se a categoria “gestão de si como uma marca”. Os resultados apontaram que o canal coloca em circulação a representação de uma infância consumista que busca incessantemente por novidades no mercado. Isso que implica na apresentação de diversos produtos e na grande identificação das crianças com um indivíduo adulto que forja uma identidade infantil e reforça gostos e preferências dos fãs mirins.

Palavras-chave : Infância; YouTube; Representação; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )