SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número66Mario Alighiero Manacorda y la educación de la clase obrera en la escuela públicaEstrategias de regulación de la motivación en estudiantes de universitarios: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

NASCIMENTO, Lorivaldo do  y  FAVORETO, Aparecida. Gramsci em debate com as concepções político-pedagógicas de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e29874.  Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id29874.

Este artigo se baseia, principalmente, nos Cadernos do Cárcere, e discorre sobre as análises gramscianas acerca das teorias de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin. As críticas gramscianas direcionadas a esses teóricos e à Internacional Comunista, em geral, apontam que suas perspectivas e táticas políticas se firmavam em um prisma economicista/positivista, no qual predominava uma teoria mecanicista de causalidade histórica, permanecendo uma ideia de atuação política espontaneísta. Em um sentido adverso, Gramsci defende uma nova concepção político-pedagógica. No caso, pressupõe uma relação dialética entre infraestrutura e superestrutura, e entre teoria e prática histórico-social, além de defender a inserção da cultura em uma perspectiva de luta político-pedagógica. Desse modo, espera elevar moral e intelectualmente as classes subalternas, criando as condições teóricas capaz de superar o conformismo burguês, na mesma medida que poderia instaurar uma nova conformação e uma nova hegemonia política. Assim, Gramsci considera imprescindível a atuação dos intelectuais orgânicos das classes subalternas que, em contato com as massas, formariam as condições necessárias para a revolução do proletariado na sociedade civil.

Palabras clave : Gramsci; Concepções político-pedagógicas; Conformismo; Espontaneísmo e processo de transformação social..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )