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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
PELLISSON, Sofia e BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação da motivação de universitários: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e29926. Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id29926.
A motivação influencia o desempenho dos estudantes e a capacidade de regulá-la pode auxiliar os alunos a se manterem empenhados nas atividades acadêmicas. Para regular a motivação, é possível utilizar diferentes procedimentos ou estratégias. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar trabalhos internacionais e nacionais, publicados entre os anos de 2016 a 2021, que investigaram as estratégias que futuros professores ou estudantes do ensino superior conhecem e relatam utilizar para regular sua motivação. Após a aplicação dos critérios de seleção, sete artigos foram selecionados. Foram descritas as estratégias de regulação da motivação mais e menos reportadas pelos participantes, os instrumentos de coleta de dados e as variáveis associadas ao relato de uso dessas estratégias. A escassez de pesquisas nacionais acerca das estratégias de regulação da motivação de futuros professores corrobora a necessidade de que investigações sobre essa temática sejam realizadas entre esse grupo-alvo.
Palavras-chave : Regulação Motivacional; Formação de professores; Estudantes universitários; Revisão de literatura..