SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número66Gramsci em debate com as concepções político-pedagógicas de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de BukharinEstado do conhecimento: comunidades colaborativas de aprendizagem docente no período de 2016 a 2021 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PELLISSON, Sofia  e  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação da motivação de universitários: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e29926.  Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id29926.

A motivação influencia o desempenho dos estudantes e a capacidade de regulá-la pode auxiliar os alunos a se manterem empenhados nas atividades acadêmicas. Para regular a motivação, é possível utilizar diferentes procedimentos ou estratégias. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar trabalhos internacionais e nacionais, publicados entre os anos de 2016 a 2021, que investigaram as estratégias que futuros professores ou estudantes do ensino superior conhecem e relatam utilizar para regular sua motivação. Após a aplicação dos critérios de seleção, sete artigos foram selecionados. Foram descritas as estratégias de regulação da motivação mais e menos reportadas pelos participantes, os instrumentos de coleta de dados e as variáveis associadas ao relato de uso dessas estratégias. A escassez de pesquisas nacionais acerca das estratégias de regulação da motivação de futuros professores corrobora a necessidade de que investigações sobre essa temática sejam realizadas entre esse grupo-alvo.

Palavras-chave : Regulação Motivacional; Formação de professores; Estudantes universitários; Revisão de literatura..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )