SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número66Estado del conocimiento: comunidades colaborativas de aprendizaje de profesores en el periodo 2016 a 2021Psicología y formación del profesorado: memorias evocadas sobre la disciplina psicología educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SANTOS, Júlio César de Oliveira. Projetos de sobrevivência: trabalho e assistência estudantil para estudantes LGBTI+ na universidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e29802.  Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id29802.

O presente artigo objetiva analisar as relações entre diferenças e desigualdades na composição das experiências de trabalho e de acesso à assistência estudantil para estudantes LGBTI+ na universidade. Para tanto, recorro a narrativas de cinco estudantes LGBTI+ da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as suas trajetórias acadêmicas, reunidas através de entrevistas individuais, semiestruturadas e em profundidade, realizadas entre julho e setembro de 2020. Os resultados da investigação foram analisados a partir de referenciais teóricos como Judith Butler, Avtar Brah e Anne McClintock. Destaca-se como gênero, sexualidade, classe e raça se entrecruzam na tessitura das experiências de trabalho e nos modos como acessam a assistência estudantil. Nessas tramas narrativas, a assistência estudantil constitui projetos de sobrevivências. Com o contexto de crise da educação superior, reforça-se a importância da assistência estudantil e os riscos envolvidos em seu atual desmonte.

Palabras clave : Universidade; Trabalho; Estudantes LGBTI+; Gênero e sexualidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )