SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número66Projetos de sobrevivência: trabalho e assistência estudantil para estudantes LGBTI+ na universidadeA publicação Educação em Revista e o empreendedorismo: processos de individualização e singularização dos aprendentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

DIOGO, Maria Fernanda  e  CHRIST, Charles Augusto. Psicologia e formação docente: memórias evocadas acerca da disciplina psicologia educacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e30005.  Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id30005.

A disciplina psicologia educacional integra a matriz curricular obrigatória dos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi interpretar a potencialidade do ensino de psicologia contribuir para que futuros/as professores/as forjem uma práxis docente pautada em propostas pedagógicas que objetivem a emancipação humana. Com base no arcabouço teórico da Psicologia Histórico-Cultural e utilizando núcleos de significação, este artigo analisou as memórias espontâneas dos/as licenciandos/as relacionadas à disciplina psicologia ofertada para seus cursos. Os sentidos atribuídos ao ensino desta área específica revelaram que as aulas apresentaram os fundamentos teóricos deste campo do conhecimento, problematizaram temas cotidianos e valores subjacentes às relações sociais vivenciadas nos espaços escolares, propiciando o alargamento dos horizontes interpretativos dos/as futuros/as professores/as. Os relatos também revelaram que as aulas de psicologia foram permeadas por discussões e debates, destacando a diversidade, a interação, o intercâmbio de ideias e acentuando o caráter dialogado dessa vivência formativa.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Licenciatura; Memória; Psicologia Histórico-Cultural..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )