SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número66Psicología y formación del profesorado: memorias evocadas sobre la disciplina psicología educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PETRINI, Silvane Gema Mocellin  y  WANDERER, Fernanda. A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo: processos de individualização e singularização dos aprendentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.66, e30165.  Epub 18-Abr-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66id30165.

O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.

Palabras clave : Empreendedorismo; Educação em Revista; Pós-estruturalismo; Modos de ser aluno..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )