SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue67Why did the saints of Zurbarán read?Educational Psychology within the graduate studies in Education: discussion about the indicators “social insertion” and “internationalization” based on publications in this area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PINHEIRO, Welington da Costa; MATOS, Lucília da Silva  and  FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos. O recreio no ensino primário e a educação dos corpos na infância (PARÁ, 1890-1918). Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-31022.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31022.

O artigo objetiva investigar o recreio e a educação do corpo infantil no ensino primário do estado do Pará, no período de 1890 a 1918, identificando o tempo, os espaços e as atividades presentes na legislação educacional paraense. O estudo se caracteriza como histórico e documental. As fontes centrais utilizadas foram os regulamentos do ensino primário dos anos de 1890, 1903, 1910, 1918 e o regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas de 1904. Essa documentação foi analisada em diálogo com impressos educacionais do período em tela e autores do campo da história da educação e da infância. A partir da análise das fontes, foi possível identificar que o tempo, o espaço e as atividades do recreio buscavam educar o corpo infantil, a partir da disciplina e formação do físico com a intenção de formar o futuro cidadão republicano, que deveria ser disciplinado, forte e saudável.

Keywords : Recreio; Ensino Primário; Infância; Educação do corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )