SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue67Recreation in elementary school and the education of bodies in childhood (PARÁ, 1890-1918)Identity (ies) and re-existence literacies through the negotiation of resistance narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

RIBEIRO, Cynara Teixeira  and  ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação: discussão acerca dos indicadores “inserção social” e “internacionalização” a partir de publicações na área. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-31410.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31410.

O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.

Keywords : Psicologia da educação; Inserção social; Internacionalização; ANPEd.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )