SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue67Identity (ies) and re-existence literacies through the negotiation of resistance narrativesPublic school administration: the distance between discourse and action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; CASTRO, Cesar Augusto  and  SOUZA, Mateus de Araújo. Os livros escolares no Liceu Maranhense pela imprensa local (1844-1876). Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-31816.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31816.

Neste artigo, analisa-se a dinâmica estabelecida no uso dos livros escolares no Liceu Maranhense via imprensa local, usando os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para captar a materialidade dos artefatos como produtos e discursos. Cruzam-se normas instituídas, práticas recorrentes e inovações que acompanharam os programas de ensino via reformas para a manutenção do mercado escolar. Conclui-se que liceístas/autores se adequaram aos ideais de escolarização e conceitos técnicos, segundo as armaduras conceituais em voga, para além da própria representatividade, como intelectuais, garantindo a aprovação, a indicação e o consumo das obras na instrução e a concorrência com produções nacionais e internacionais.

Keywords : Livro escolar; Cultura material escolar; História cultural; Maranhão Império.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )