SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número67Identidad (es) y literacidad (es) de reexistencia a través de la negociación de narrativas de resistenciaGestión de la escuela pública: la distancia entre el discurso y la acción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; CASTRO, Cesar Augusto  y  SOUZA, Mateus de Araújo. Os livros escolares no Liceu Maranhense pela imprensa local (1844-1876). Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-31816.  Epub 05-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31816.

Neste artigo, analisa-se a dinâmica estabelecida no uso dos livros escolares no Liceu Maranhense via imprensa local, usando os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para captar a materialidade dos artefatos como produtos e discursos. Cruzam-se normas instituídas, práticas recorrentes e inovações que acompanharam os programas de ensino via reformas para a manutenção do mercado escolar. Conclui-se que liceístas/autores se adequaram aos ideais de escolarização e conceitos técnicos, segundo as armaduras conceituais em voga, para além da própria representatividade, como intelectuais, garantindo a aprovação, a indicação e o consumo das obras na instrução e a concorrência com produções nacionais e internacionais.

Palabras clave : Livro escolar; Cultura material escolar; História cultural; Maranhão Império.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )