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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

COELHO, Marcos Pereira  e  COELHO, João Paulo Pereira. Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-32576.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id32576.

Neste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743-1794), para a profissionalização dos professores no contexto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer às vagas, as qualidades almejadas dos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Conclui-se que Condorcet articulou critérios técnicos e políticos para a escolha e profissionalização docente em sociedades democráticas. O Marquês situou a liberdade de ensino, a relevância da ciência, o papel do Estado e as condições de trabalho dos professores como temas centrais para a escola pública, que permanecem relevantes atualmente.

Palavras-chave : Profissionalização docente; Revolução Francesa; Condorcet; Educação pública.

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