SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue68The Latin American and Caribbean Space for Higher Education (ENLACES): regional contextWho doesn't cheat doesn't leave school? Bricolage of high school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos  and  SILVA, José Moisés Nunes da. Mbo’ehára rembiapo para além do alinhamento à lógica do capital. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32167.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32167.

O objetivo do artigo é analisar a trajetória da formação de professores (mbo’ehára rembiapo) no Brasil, a partir da década de 1990, e refletir sobre o devir de uma formação ampla, no sentido da ruptura com o alinhamento à lógica do capital. A pesquisa tem abordagem qualitativa, mediada pelas pesquisas bibliográfica e documental, e a dialética como referencial de análise. Discutem-se a lógica pragmatista, a perspectiva progressista e o retrocesso na mbo’ehára rembiapo. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares nacionais para a mbo’ehára rembiapo foram um avanço à identidade dos cursos de licenciatura; e que é possível uma outra formação, fundada na formação humana integral, para além do alinhamento à lógica do capital.

Keywords : Formação de professores; Diretrizes curriculares; Lógica do capital; Transformação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )