SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número68El Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (ENLACES): coyuntura regionalQuien no hace trampa no deja la escuela? El bricolaje de los estudiantes de secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos  y  SILVA, José Moisés Nunes da. Mbo’ehára rembiapo para além do alinhamento à lógica do capital. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32167.  Epub 05-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32167.

O objetivo do artigo é analisar a trajetória da formação de professores (mbo’ehára rembiapo) no Brasil, a partir da década de 1990, e refletir sobre o devir de uma formação ampla, no sentido da ruptura com o alinhamento à lógica do capital. A pesquisa tem abordagem qualitativa, mediada pelas pesquisas bibliográfica e documental, e a dialética como referencial de análise. Discutem-se a lógica pragmatista, a perspectiva progressista e o retrocesso na mbo’ehára rembiapo. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares nacionais para a mbo’ehára rembiapo foram um avanço à identidade dos cursos de licenciatura; e que é possível uma outra formação, fundada na formação humana integral, para além do alinhamento à lógica do capital.

Palabras clave : Formação de professores; Diretrizes curriculares; Lógica do capital; Transformação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )