SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número68O Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES): conjuntura regionalQuem não cola não sai da escola? Bricolagem de estudantes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos  e  SILVA, José Moisés Nunes da. Mbo’ehára rembiapo para além do alinhamento à lógica do capital. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32167.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32167.

O objetivo do artigo é analisar a trajetória da formação de professores (mbo’ehára rembiapo) no Brasil, a partir da década de 1990, e refletir sobre o devir de uma formação ampla, no sentido da ruptura com o alinhamento à lógica do capital. A pesquisa tem abordagem qualitativa, mediada pelas pesquisas bibliográfica e documental, e a dialética como referencial de análise. Discutem-se a lógica pragmatista, a perspectiva progressista e o retrocesso na mbo’ehára rembiapo. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares nacionais para a mbo’ehára rembiapo foram um avanço à identidade dos cursos de licenciatura; e que é possível uma outra formação, fundada na formação humana integral, para além do alinhamento à lógica do capital.

Palavras-chave : Formação de professores; Diretrizes curriculares; Lógica do capital; Transformação social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )