SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue68Mbo’ehára rembiapo beyond alignment with the logic of capitalTime and drama in the daily register and pedagogical documentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CORREIA, Eanes dos Santos; CHARLOT, Veleida Anahí Cápua da Silva  and  NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. Quem não cola não sai da escola? Bricolagem de estudantes do ensino médio. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32756.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32756.

O artigo tem como objeto de estudo a questão subjetiva, a relação entre o saber dos estudantes e as bricolagens que eles sustentam nas aulas do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Cumbe, Sergipe. Temos, como ponto de partida, duas questões: qual é a relação entre o saber dos estudantes e a bricolagem? Que sentido a cola tem para os estudantes? Utilizamos elementos da relação com o saber de Bernard Charlot, principalmente, desejo, posição subjetiva, figuras do aprender e relação epistêmica com o saber; e a noção de bricolagem a partir de Michel de Certeau. Conclui-se que cola é uma alternativa para a não reprovação do(a) estudante em uma determinada disciplina com a qual não tem afinidade ou sente dificuldade de estudar e aprender. É um dispositivo de motivação, com caráter de imediatez e mobilização, pelo fato de encontrar sentido em se sobressair às lógicas simbólicas da escola diante de uma prova escrita. Além disso, é um dispositivo de relação com o saber que confronta as normas e lógicas simbólicas da escola e de disciplinas específicas.

Keywords : Bricolagem; Cola; Estudantes do ensino médio; Relação com o saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )