SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número68Mbo’ehára rembiapo para além do alinhamento à lógica do capitalO tempo e o drama no registro diário e na documentação pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CORREIA, Eanes dos Santos; CHARLOT, Veleida Anahí Cápua da Silva  e  NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. Quem não cola não sai da escola? Bricolagem de estudantes do ensino médio. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32756.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32756.

O artigo tem como objeto de estudo a questão subjetiva, a relação entre o saber dos estudantes e as bricolagens que eles sustentam nas aulas do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Cumbe, Sergipe. Temos, como ponto de partida, duas questões: qual é a relação entre o saber dos estudantes e a bricolagem? Que sentido a cola tem para os estudantes? Utilizamos elementos da relação com o saber de Bernard Charlot, principalmente, desejo, posição subjetiva, figuras do aprender e relação epistêmica com o saber; e a noção de bricolagem a partir de Michel de Certeau. Conclui-se que cola é uma alternativa para a não reprovação do(a) estudante em uma determinada disciplina com a qual não tem afinidade ou sente dificuldade de estudar e aprender. É um dispositivo de motivação, com caráter de imediatez e mobilização, pelo fato de encontrar sentido em se sobressair às lógicas simbólicas da escola diante de uma prova escrita. Além disso, é um dispositivo de relação com o saber que confronta as normas e lógicas simbólicas da escola e de disciplinas específicas.

Palavras-chave : Bricolagem; Cola; Estudantes do ensino médio; Relação com o saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )