SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue68Who doesn't cheat doesn't leave school? Bricolage of high school studentsThe role of journalism in building the legitimacy of the participation of two civil society organizations in national education policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BATISTA, Eduardo Pereira. O tempo e o drama no registro diário e na documentação pedagógica. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32758.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32758.

Uma pergunta desconcertante, um olhar enigmático, um silêncio incômodo, uma baderna endiabrada, um gesto inesperado, uma fala que expõe o saber e o sujeito da cena educativa podem se tornar o ponto de partida para composição de uma pequena narrativa sobre o que fazemos e o que sofremos cotidianamente na companhia das crianças em uma escola da infância. A partir do enlace entre os aportes teóricos provenientes das pedagogias da infância e das críticas literária e teatral, busco neste artigo descrever os três tempos do registro diário e da documentação pedagógica, indicando a possibilidade de transfigurar narrativamente a experiência vivida com as crianças. Sustento ainda que a transfiguração do registro diário em documentação pedagógica constitui uma atitude ético-política, na medida em que, ao trazer à luz do mundo público a experiência vivida entre os sujeitos da cena educativa, expõe os princípios de ação encarnados pelo/a professor/a em sua prática pedagógica.

Keywords : Educação infantil; Tempo; Registro diário; Documentação pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )