SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número68Quem não cola não sai da escola? Bricolagem de estudantes do ensino médioA atuação do jornalismo na construção da legitimidade da participação de duas organizações da sociedade civil nas políticas nacionais de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BATISTA, Eduardo Pereira. O tempo e o drama no registro diário e na documentação pedagógica. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32758.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32758.

Uma pergunta desconcertante, um olhar enigmático, um silêncio incômodo, uma baderna endiabrada, um gesto inesperado, uma fala que expõe o saber e o sujeito da cena educativa podem se tornar o ponto de partida para composição de uma pequena narrativa sobre o que fazemos e o que sofremos cotidianamente na companhia das crianças em uma escola da infância. A partir do enlace entre os aportes teóricos provenientes das pedagogias da infância e das críticas literária e teatral, busco neste artigo descrever os três tempos do registro diário e da documentação pedagógica, indicando a possibilidade de transfigurar narrativamente a experiência vivida com as crianças. Sustento ainda que a transfiguração do registro diário em documentação pedagógica constitui uma atitude ético-política, na medida em que, ao trazer à luz do mundo público a experiência vivida entre os sujeitos da cena educativa, expõe os princípios de ação encarnados pelo/a professor/a em sua prática pedagógica.

Palavras-chave : Educação infantil; Tempo; Registro diário; Documentação pedagógica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )