SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número68El tiempo y el drama en el registro diario y la documentación pedagógica¿De qué está hecha la diversidad en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA)? Entendimientos desde las Epistemologías del Sur índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MORENO, Rosangela Carrilo  y  BUNDAI, Stephanie Charles Marques. A atuação do jornalismo na construção da legitimidade da participação de duas organizações da sociedade civil nas políticas nacionais de educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32229.  Epub 05-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32229.

As organizações da sociedade civil ganharam uma posição legítima para avaliar, analisar e propor políticas nacionais de educação. Interessado em compreender a construção da legitimidade dessas organizações no campo da política, este trabalho aborda um domínio pouco estudado na área de educação, o jornalismo, para indagar a sua participação nesse processo. Para isso, utilizamos como fontes documentais o acervo de três jornais de grande circulação e os relatórios de atividades de duas organizações de grande visibilidade (Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação). Se a análise dos materiais por um lado permitiu verificar o verdadeiro trabalho de construção da imagem de cada organização e de seus representantes como especialistas em políticas de educação nacional, por outro, esses grupos têm buscado nas mídias o apoio para construir sua legitimidade na política, o que não significa que tenham alcançado a mesma visibilidade.

Palabras clave : Políticas de educação; Jornalismo; Organizações da sociedade civil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )