SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue69National education plan (2014-2024) and its monitoring by the Federal Court of AccountsContributions of the exercise of sociological imagination to the construction of scientific thinking in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

LEIRO, Augusto Cesar Rios; SANTOS, Adriana Pinheiro  and  REIS, Daniela Santana. Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32310.  Epub Dec 19, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32310.

A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares - a totalidade, a contradição e a mediação -, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.

Keywords : Metodologia científica; Pesquisa contrastiva; Dialética; Materialismo histórico-dialético.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )