SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69El plan nacional de educación (2014-2024) y su acompañamiento por el tribunal de cuentas de la uniónContribuciones del ejercicio de la imaginación sociológica para la construcción del pensamiento científico en la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

LEIRO, Augusto Cesar Rios; SANTOS, Adriana Pinheiro  y  REIS, Daniela Santana. Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32310.  Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32310.

A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares - a totalidade, a contradição e a mediação -, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.

Palabras clave : Metodologia científica; Pesquisa contrastiva; Dialética; Materialismo histórico-dialético.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )