SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o seu acompanhamento pelo Tribunal de Contas Da UniãoContribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

LEIRO, Augusto Cesar Rios; SANTOS, Adriana Pinheiro  e  REIS, Daniela Santana. Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32310.  Epub 19-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32310.

A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares - a totalidade, a contradição e a mediação -, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.

Palavras-chave : Metodologia científica; Pesquisa contrastiva; Dialética; Materialismo histórico-dialético.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )