SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Pesquisa contrastiva pela lente da dialéticaCorporificações morais do futuro na escola: reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SANTOS, Aline Coêlho dos; PEREIRA, Roberta Andressa  e  RAUSCH, Rita Buzzi. Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32714.  Epub 19-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32714.

Este estudo destaca o desenvolvimento do pensamento científico como um saber fundamental para a profissionalização docente, diretamente associado à capacidade de contextualizar e problematizar o contexto de atuação, habilidade necessária para a reflexão da prática, bem como para a construção de situações-problema que possam mobilizar o trabalho docente. Tem-se por objetivo conhecer as contribuições do exercício da imaginação sociológica para o desenvolvimento do pensamento científico na formação de professores. Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, no qual utiliza-se o procedimento bibliográfico pautado principalmente nas obras que versam sobre a imaginação sociológica na perspectiva de Mills e Giddens. Nesse âmbito, este manuscrito apresenta o exercício da imaginação sociológica, proposto pelos sociólogos Charles Wright Mills e Anthony Giddens como procedimento possível para o desenvolvimento do pensamento científico nos professores, que pode, inclusive, fazer-se presente em processos de formação docente.

Palavras-chave : Imaginação sociológica; Pensamento científico; Formação de professores; Professor-pesquisador.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )