SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue69Contributions of the exercise of sociological imagination to the construction of scientific thinking in teacher educationDecoloniality and teacher professional development: (im)pertinent issues to scientific education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão  and  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Corporificações morais do futuro na escola: reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32438.  Epub Dec 19, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32438.

O artigo discute concepções de futuro de estudantes projetadas por eles mesmos ou sobre eles por outros atores escolares e as suas vinculações a certas moralidades, no ambiente escolar. Para tal, empreende reflexões que permitem compreender as maneiras pelas quais o futuro se corporifica no cotidiano da instituição escolar. A metodologia utilizada teve um viés etnográfico (Geertz, 2008) e complementou-se com uma série de entrevistas semiestruturadas. Na escola analisada, encontrou-se um fundo normativo intersubjetivo, compartilhado em maior ou menor grau, por todos. Esse fundo se manifestava articulado e atravessado por diversas outras moralidades e construía certo horizonte simbólico. Identificamos quatro tipos ideais que forneceram uma grade de inteligibilidade para os modos como o futuro era acionado nas relações cotidianas. Estes irão guiar a reflexão, mas não funcionam como destinos dos alunos ou posicionamentos fixos dos estudantes nesse espaço social.

Keywords : Fundo normativo intersubjetivo; Disciplina/indisciplina escolar; Moralidades escolares; Projetos e projeções de futuro.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )