SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Contribuciones del ejercicio de la imaginación sociológica para la construcción del pensamiento científico en la formación de profesoresDecolonialidad y desarrollo profesional docente: cuestiones (im)pertinentes a la educación científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão  y  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Corporificações morais do futuro na escola: reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32438.  Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32438.

O artigo discute concepções de futuro de estudantes projetadas por eles mesmos ou sobre eles por outros atores escolares e as suas vinculações a certas moralidades, no ambiente escolar. Para tal, empreende reflexões que permitem compreender as maneiras pelas quais o futuro se corporifica no cotidiano da instituição escolar. A metodologia utilizada teve um viés etnográfico (Geertz, 2008) e complementou-se com uma série de entrevistas semiestruturadas. Na escola analisada, encontrou-se um fundo normativo intersubjetivo, compartilhado em maior ou menor grau, por todos. Esse fundo se manifestava articulado e atravessado por diversas outras moralidades e construía certo horizonte simbólico. Identificamos quatro tipos ideais que forneceram uma grade de inteligibilidade para os modos como o futuro era acionado nas relações cotidianas. Estes irão guiar a reflexão, mas não funcionam como destinos dos alunos ou posicionamentos fixos dos estudantes nesse espaço social.

Palabras clave : Fundo normativo intersubjetivo; Disciplina/indisciplina escolar; Moralidades escolares; Projetos e projeções de futuro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )