SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professoresDecolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão  e  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Corporificações morais do futuro na escola: reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32438.  Epub 19-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32438.

O artigo discute concepções de futuro de estudantes projetadas por eles mesmos ou sobre eles por outros atores escolares e as suas vinculações a certas moralidades, no ambiente escolar. Para tal, empreende reflexões que permitem compreender as maneiras pelas quais o futuro se corporifica no cotidiano da instituição escolar. A metodologia utilizada teve um viés etnográfico (Geertz, 2008) e complementou-se com uma série de entrevistas semiestruturadas. Na escola analisada, encontrou-se um fundo normativo intersubjetivo, compartilhado em maior ou menor grau, por todos. Esse fundo se manifestava articulado e atravessado por diversas outras moralidades e construía certo horizonte simbólico. Identificamos quatro tipos ideais que forneceram uma grade de inteligibilidade para os modos como o futuro era acionado nas relações cotidianas. Estes irão guiar a reflexão, mas não funcionam como destinos dos alunos ou posicionamentos fixos dos estudantes nesse espaço social.

Palavras-chave : Fundo normativo intersubjetivo; Disciplina/indisciplina escolar; Moralidades escolares; Projetos e projeções de futuro.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )