SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Deportes colectivos y la formación docente: relaciones de poder y resistencias entre estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

NAVES, Ludmila Magalhães  y  GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Entre o olhar e a leitura: a imagem fotográfica presente nos livros de literatura infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-33196.  Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id33196.

Este texto considera que a imagem presente nos livros de literatura infantil são textos capazes de conduzir o pequeno leitor a um movimento de diálogo e produção de sentidos. Objetiva analisar três diferentes obras da literatura infantil que trazem a fotografia como arte que compõe a ilustração, de modo a refletir sobre as dimensões das narrativas, estéticas e literárias presentes em tais obras e possibilidades do trabalho com livros ilustrados a partir da imagem técnica nas práticas educativas. Optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir da análise de três obras da literatura infantil que trazem a fotografia como foco de ilustração. Com base nos estudos de Sontag e Flusser sobre fotografia, de Ramos sobre literatura infantil e Santaella sobre leitura de imagens, foi possível apontar que a fotografia associada à literatura infantil aguça o olhar, instiga à leitura de imagens e favorece o envolvimento dos pequenos leitores.

Palabras clave : Imagem fotográfica; Literatura infantil; Letramento visual; Educação visual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )