SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Avaliação Institucional da Universidade Brasileira: questões polarizadoras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIANNA, Heraldo Marelim. Atitude em relação à ciência: um questionário. Est. Aval. Educ. [online]. 1994, n.10, pp.137-154. ISSN 0103-6831.

Pesquisa realizada pelo autor, como parte integrante do Programa de Avaliação do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. O questionário, instrumento dessa avaliação, foi aplicado a 42.100 alunos de ambos os sexos, representativos das escolas estaduais dos 756 municípios e dos turnos diurno e noturno. Conclui-se que, em ambos os turnos de ensino, os alunos têm posições altamente favoráveis à ciência que se expressam, por exemplo, nas afirmações quanto à possibilidade de aprender uma ciência desde que adequadamente ensinada e na aprovação dos investimentos financeiros na área. Em contrapartida, são minoria os que atribuem à ciência e à tecnologia a causalidade dos problemas mundiais e os que apostam na possibilidade de uma simples informação substituir a experiência na aquisição do conhecimento.

Keywords : Ensino de Ciências.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )