SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Educação e diretrizes de mudança: possibilidades e limites do EstadoLinguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em Redação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.15, pp.55-80. ISSN 0103-6831.

A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Formação Profissional; Currículos; Avaliação do Programa.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )