SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de ProgramasNorma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

NOVAES, Gláucia Torres Franco. Linguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em Redação. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.15, pp.81-134. ISSN 0103-6831.

A partir da concepção de Vigotsky de que o pensamento é determinado pela linguagem e de que o crescimento intelectual da criança depende do seu domínio dos meios sociais do pensamento, a autora faz uma longa exposição teórica sobre a aquisição da linguagem e estuda a proficiência na linguagem escrita de alunos da 8a série do Ensino Fundamental, no nordeste de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). O trabalho procura pesquisar as variáveis que atuam de forma a favorecer ou não o desempenho da linguagem escrita e analisa o resultado do desempenho dos alunos da 8ª série em prova da redação, depois de uma ampla caracterização das escolas e desses alunos.

Palabras clave : Psicologia da Educação; Ensino de 1º Grau; Redação; Escrita.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )